O primeiro cuidado que se deve ter com uma arma de fogo é no armazenamento da mesma em local seguro. A arma deve ser guardada separada da munição e fora do alcance de crianças e demais pessoas não autorizadas. Outro cuidado é nunca a utilizar sem ler o manual de instruções por completo e seguir todas as recomendações de segurança, utilização e armazenagem.
Trate sua arma como se estivesse sempre municiada. Mantenha sempre o cano da arma apontado para uma direção segura e o dedo fora do gatilho até estar pronto para disparar. Nunca aponte a arma para alguém, mesmo se estiver desmuniciada.
Municie sua arma apenas em local adequado e seguro para efetuar o disparo. Identifique seu alvo e tenha a certeza de que os projéteis não causarão dano àquilo que estiver
além do mesmo. Lembre-se de que, dependendo do ângulo do tiro, os projéteis do calibre .22 LR, por exemplo, podem alcançar distâncias superiores a 1.500m.
A não observação das instruções de segurança pode resultar em danos pessoais graves.
1. Guarde as armas e as munições em lugares separados.
2. Coloque sua arma fora do alcance de crianças e adolescentes e fale com eles sobre o cuidado que se deve ter. É melhor mantê-los informados, fazendo-os entender que não devem mexer em arma, do que simplesmente escondê-la e ignorar o assunto.
3. Não utilize armas sem ler, na íntegra, o manual do proprietário e, na dúvida sempre procure um serviço autorizado.
4. Sempre aponte o cano da arma para uma direção segura e só coloque o dedo no gatilho no momento do disparo. Nunca dispare em água, rocha ou quaisquer superfícies nas quais o projétil possa ricochetear. Nunca lubrifique uma arma quando já estiver municiada.
5. Use somente munição de procedência confiável e do mesmo calibre de sua arma, sob riscos de sérios acidentes, tais como falha no momento do disparo ou explosão dentro da arma. A CBC não se responsabiliza por danos ou acidentes causados pelo uso de cartuchos recarregados ou de munição imprópria. Munições recarregadas podem ser perigosas.
6. Tenha certeza de que o cano não está obstruído antes de colocar munição em sua arma.
7. Se a arma não disparar quando o gatilho for acionado, ela deve ser mantida apontada para um local seguro. Não se exponha à culatra para evitar acidentes. Espere 30 segundos e descarregue a arma com cuidado.
8. Não modifique ou altere sua arma e teste-a regularmente. Renove a munição a cada 6 meses para garantir o perfeito funcionamento.
9. Durante a prática de tiro, use sempre equipamento de segurança, como óculos de proteção e protetores de ouvidos.
10. Nunca utilize armas sob efeito de álcool ou substâncias que prejudiquem a capacidade motora.
Como todo instrumento de precisão, a arma deve passar por uma manutenção periódica que garanta seu perfeito funcionamento e, consequentemente a segurança de seu usuário. Cuide da sua arma e pratique o tiro. Ao atirar, você testa o bom funcionamento da sua arma. É importante também que você a deixe sempre limpa após o treinamento, tomando cuidado para não lubrificar o tambor (no caso de revólveres) ou o carregador (no caso de pistolas), quando estes estiverem municiados. O uso das munições CBC prolonga a vida da arma, garantindo o perfeito funcionamento e a proteção contra falhas e danos na arma.
Cuide de sua arma. Mantenha seu cano livre de qualquer obstrução. Limpe-a com frequência para assegurar seu perfeito funcionamento. Peças gastas ou danificadas podem ocasionar acidentes. Nunca altere ou faça ajustes em sua arma. Ao sinal de qualquer problema, procure o Serviço Autorizado, indicado pelo fabricante da arma.
Munições são compostas por elementos químicos sensíveis à variação de umidade e temperatura. A resposta a esta pergunta está, portanto, diretamente ligada às condições de armazenamento.
Na fábrica e nas lojas especializadas, as munições são armazenadas em locais adequados e em condições controladas. Nestas condições ideais, as munições estariam válidas por até 10 anos.
Por outro lado, independentemente do prazo, se a munição for exposta a constantes variações de umidade e temperatura, ou à contaminação por óleos lubrificantes, seu desempenho será totalmente comprometido, podendo até funcionar na arma, perdendo, porém, seus valores balísticos.
Assim, recomendamos que após sua aquisição, as munições sejam utilizadas num prazo máximo de 6 meses. Desta forma, você exercita sua condição de atirador, testa sua arma e recicla sua munição periodicamente.
Estas instruções baseiam-se também na necessidade de treinamento constante para que se possa adquirir confiança e aprimorar sua habilidade e autocontrole, indispensáveis para o uso de uma arma de fogo.
O excesso de manuseio (municiamento e desmuniciamento) pode causar danos à espoleta, estojo ou projétil. Tal condição pode comprometer o perfeito funcionamento das munições, portanto não é recomendado utilizar repetidamente o mesmo cartucho em vários ciclos de carga e descarga no armamento.
O porte de arma é uma concessão da autoridade competente. Para solicitá-lo, a pessoa, além de atender a todos os pré-requisitos, deverá submeter à autoridade competente uma solicitação para o porte de arma, que poderá ser concedido ou não. Só pode transitar com arma quem possui porte. O registro da arma dá direito a manter a mesma, exclusivamente, na residência ou no local de trabalho, desde que o proprietário seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa.