SNIPER 1
Considerando o complexo cenário de ocorrências vivenciado pelos profissionais de Segurança Pública, em especial pelos grupos de operações especiais, a CBC disponibiliza uma gama de munições dedicadas para o tiro de precisão (Sniper), com diferentes pesos e tipos de projéteis, para emprego adequado em cada tipo de operação.
As munições da linha Sniper 1 nos diferentes calibres (.223 Rem, .308 Win, .338 Lapua Magnum e .50 (12,7x99mm)) são produzidas sob rigorosas especificações, incluindo a utilização de projéteis importados dos principais fornecedores mundiais, assegurando tolerâncias de peso e dimensões de seus componentes, garantindo alta precisão.
Para as situações de crise em ambiente confinado, no calibre .308 Win, a CBC dispõe de munições com projétil do tipo Polymer TIP (com inserto de polímero que favorece a expansão) com pesos de 125gr e 168gr, que aliados à sua alta velocidade promovem uma imediata deformação/expansão do projétil quando em contato com o alvo, completa fragmentação e baixa penetração, minimizando efeitos colaterais indesejáveis em qualquer operação.
No calibre .308 Win, a maior massa e coeficiente balístico do projétil HPBT com peso de 175gr em relação ao projétil HPBT de 168gr, permite que durante a trajetória de voo em longas distâncias, sejam garantidos maior conservação da energia e desempenho balístico do projétil.
Para situações que exijam tiro de precisão com alto poder de perfuração, as munições .308WIN Solid AP 177gr (ponta de aço e núcleo de carboneto de Tungstênio) e .50 (12,7x99mm) Solid AP 774gr, são destinadas ao combate de alvos protegidos por barreiras e disparos indiretos através de portas de veículos, para-brisas, blindados e outros alvos.
COEFICIENTE BALÍSTICO
O Coeficiente Balístico, dado presente nas tabelas balísticas das munições CBC, é um valor numérico que representa a habilidade de um projétil em vencer a resistência do ar. Em termos gerais, quanto maior o coeficiente balístico, menor será a perda de velocidade do projétil durante a trajetória, bem como a interferência do vento. Desta forma, Coeficiente Balístico traduz-se como um coeficiente que define a eficiência aerodinâmica do projétil.
DENSIDADE SECCIONAL
Densidade seccional, informação constante nas tabelas balísticas das Munições Sniper 1, é o índice obtido pela divisão do peso do projétil (em libras) pelo quadrado do seu diâmetro (em polegadas) e, quanto maior, melhor sua capacidade em vencer a resistência do ar em seu deslocamento na trajetória e, consequentemente, a energia no impacto com o alvo.